22/11/16

O Segredo do Juiz Bean, o "novo" Tex por Boselli e Frisenda

   O Segredo do Juiz Bean
   Colecção Tex Romance Gráfico
   Argumento: Mauro Boselli
   Desenhos e capas: Pasquale Frisenda
   Tradução: José Carlos Francisco
   24,5 x 18,5 cm, p/b, brochado, €16,99

   ISBN: 9789898513540
   Polvo Editora, Outubro 2016

O Segredo do Juiz Bean é o terceiro volume da agora intitulada Colecção Tex Romance Gráfico, publicada pela Polvo.

Depois de Patagónia e Tempestade sobre Galveston, a editora continua a apostar em edições mais cuidadas das aventuras de Tex, o popular herói bonelliano. Devido ao sucesso destas edições, Rui Brito, o editor, anunciou no Festival da Amadora 2016, onde esteve patente uma exposição dedicada a Pasquale Frisenda, que pretende publicar novos títulos de Tex em 2017.

Segundo rezam as crónicas, Roy Bean foi um excêntrico jurista norte-americano que se auto-proclamou de juiz. Personagem de filmes e de literatura, foi também fonte de inspiração para G.L. Bonelli que acabou por cruzar Roy Bean com Tex e Carson na aventura La Legge do Roy Bean desenhada por Letteri e publicada entre os números 117 e 120 da colecção italiana.

Publicada originalmente em duas partes - no Tex nº 635, Il segreto del giudice Bean e no nº 636, Trappola a San Antonio, esta é a história em que Roy Bean, robusto, barbudo e irrequieto, reaparece no caminho dos Rangers, num argumento assinado por Mauro Boselli, e que marcou em 2013 o regresso de Pasquale Frisenda, depois da sua grande estreia em 2009 com Patagónia, título também escrito por Boselli e sobejamente elogiado por leitores e críticos.

Capa variante de Frisenda
Página 21
Página 25
Desta vez, Tex e Carson estão no encalço de Lonnie Moon, um foragido que se aliou ao mexicano Pablo Morientes, com o intuito de se apoderar de vinte mil dólares, dinheiro roubado pelo irmão de Lonnie durante um assalto ocorrido anos atrás, tendo nessa altura sido acusado e condenado pelo juiz Bean. Acreditando que foi o próprio juiz que ficou com o dinheiro, Lonnie Moon fará tudo para obrigar Roy Bean a revelar a verdade, não hesitando em tentar matar Lily Langtry, uma actriz inglesa de visita ao Oeste americano e que é adorada e amada pelo juiz.

Além de duas capas criadas por Frisenda em exclusivo para esta edição, o volume é enriquecido com textos e ilustrações inéditas seleccionadas pelo próprio autor.

Página 35

Nota: Na colecção Tex da brasileira Mythos Editora, que chega regularmente às bancas nacionais, esta história foi publicada nos números 535 e 536, entre Junho e Julho de 2014.
Capas de Cláudio Villa